Tangará da Serra/MT, 08 de Fevereiro de 2025
EM REVISTA NA PCE
Grupo de Intervenção Rápida (GIR), da Penitenciária Central do Estado (PCE), apreendeu um "manual do crime", anotações em forma de passo a passo, onde criminosos explicam aos comparsas como aplicar golpes como possíveis compradores de veículos anunciados na internet.
As informações são de que o manual estava em posse de presos que fazem parte da facção criminosa Comando Vermelho. Eles aprendem a aplicar o golpe em troca da 'proteção' da facção, dentro e fora dos presídios.
No golpe, os bandidos devem buscar anúncio em sites de venda e em seguida, seguir os passos descritos no manual. A abordagem é ensinada desde o “bom dia, meu patrão”.
Durante o primeiro contato, os criminosos são instruídos a pedir foto do veículo e questionar por qual valor o vendedor faria se o pagamento fosse à vista.
O manual foi encontrado durante uma revista de rotina na PCE, que está sob intervenção do Estado desde o mês passado, quando foi deflagrada uma operação de limpeza e organização da unidade prisional.
Só no fim dos primeiros 30 dias de operação, foram apreendidos 171 celulares e mais de 500 chips de operadoras de telefones. Além disso, foram apreendidos 352 cadernos de contabilidade e relacionamento de criminosos dentro e fora da cadeia.
Segunda fase da operação deve ser finalizada ainda neste mês, informou a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Confira mais detalhes do manual recolhido pelos agentes